Comunicado 01/2021

Campeonato do DF da Classe BRAVO 2020

Gostaríamos de esclarecer os motivos pelos quais o Campeonato do DF da classe Bravo de 2020 não foi realizado.

Como todos aqui já sabem, por um longo período os campeonatos esportivos ficaram proibidos no Distrito Federal devido a um decreto editado pelo governador em março do ano passado. Em 21 de setembro, o GDF autorizou a realização de atividades esportivas condicionadas à portaria nº 160 que impunha várias restrições que impossibilitavam a realização de competições de veleiros cabinados. Essa portaria só foi alterada em meados de novembro, e só a partir daí o campeonato do DF da AVOB poderia ser realizado.

Quando a diretoria da AVOB tomou conhecimento, tempestivamente, manifestou o interesse em realizar o campeonato e solicitou as únicas datas disponíveis no calendário 2020 da Federação Náutica de Brasília. Nessa mesma época também deveria ser realizada a eleição da nova diretoria para a gestão do biênio seguinte.

Pela não realização do pleito sucessório por falta de interessados, pelo prazo apertado para a organização de um campeonato dessa importância, pelo provável esvaziamento devido à proximidade com as festas de fim de ano, pelo risco de aglomerações durante a segunda onda da pandemia e também por julgar que boa parte dos participantes são pessoas que compõe o grupo de risco, a diretoria da AVOB optou, de maneira sensata, por não realizar o campeonato mais importante da classe em 2020.

Gestão Interina 2021

A Associação de Veleiros de Oceano de Brasília (AVOB) comunica que, mesmo após as diversas tratativas formais e informais na tentativa de dar sucessão ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, nenhuma chapa se inscreveu para as eleições AVOB, biênio 2021/2022, até o presente momento.

Passados mais de 30 dias após o término dos prazos formais de inscrições e realização do pleito, levando em consideração o atual cenário conturbado causado pela pandemia e para evitar a desgovernança da entidade, a atual diretoria da AVOB decidiu, em caráter interino, permanecer até que uma chapa se inscreva e seja realizada novas eleições para composição da próxima diretoria.

Enquanto a gestão atual estiver atuando de forma interina ficou decidido que:

• A diretoria interina não organizará nenhum campeonato ou regata de responsabilidade da AVOB, tais como o Campeonato do DF da Regra Bravo e a Copa AVOB;
  • A diretoria interina não convocará comitês técnicos e não realizará alterações nas regras BRAVO e CRUZEIRO, administradas pela AVOB, salvo ajustes que julgar necessários e correções de erros que tomar conhecimento;
  • A diretoria interina dará continuidade à regularização da situação fiscal da AVOB que já se encontra em andamento;
  • Devido à pandemia da COVID-19, a homologação do Ranking AVOB 2021 está condicionado à realização de um número mínimo de regatas do atual calendário, deixando a critério dos clubes efetuar o convite das classes BRAVO e CRUZEIRO e seus respectivos grupos.

O objetivo da gestão interina é evitar o desandar da entidade no período pós pandemia, reforçando que o seu desejo é ver a AVOB com novos gestores o mais breve possível.

Bons ventos